top of page

Alex Palou vence em Portland e garante bicampeonato por antecipação

Alex Palou

Alex Palou conquistou seu segundo campeonato da Fórmula Indy com uma vitória dominante em Portland. O título do piloto da Chip Ganassi, 15º da equipe, foi o primeiro antecipado desde a reunificação da categoria em 2008.

O pole Graham Rahal controlou a corrida em seus estágios iniciais. Mas Palou fez uma boa volta inicial, passando de quinto para terceiro, apesar de largar com um conjunto usado de pneus duros.

As condições ditaram que tal composto seria o preferido durante a maior parte da corrida. Quando Rahal parou no final da volta 22, Palou passou para a liderança. Rahal e Scott McLaughlin lutaram inicialmente pela liderança, enquanto Palou estendeu seu primeiro trecho por mais 10 voltas e construiu uma vantagem de seis segundos.

O piloto da Ganassi fez sua primeira parada e assumiu a liderança da corrida por mérito, enquanto Scott Dixon, o único desafiante restante de Palou no campeonato hoje, ficou em segundo com uma estratégia semelhante, tendo vindo de P5 no início. Após a segunda rodada de paradas, a vantagem de Palou aumentou para mais de dez segundos.

Essa margem foi apagada quando Agustín Canapino rodou na volta 84, causando um período de Safety Car. Foi a segunda bandeira amarela do dia, após uma rodada de Will Power na terceira volta.

Apesar da ameaça de Felix Rosenqvist atrás dele com os pneus macios, Palou não só conseguiu manter o piloto da McLaren atrás dele, mas também se afastou nas últimas 20 voltas da corrida para vencer por 5s4. No total, Palou liderou 69 das 110 voltas.

Rosenqvist terminou com o segundo lugar. A tentativa de Dixon de buscar um sétimo título foi insuficiente no final, quando ele terminou em terceiro. Pato O’Ward foi quarto, deixando a McLaren com apenas mais uma corrida para evitar uma temporada de 2023 sem vitórias.

Josef Newgarden se recuperou da batida na classificação para fechar os cinco primeiros, enquanto o sexto lugar de Rinus VeeKay foi seu melhor de 2023. Marcus Ericsson foi sétimo, à frente de David Malukas e McLaughlin. Kyle Kirkwood completou os dez primeiros; Rahal terminou em 12º depois de cair na ordem após a relargada final.

Colton Herta estava entre os dez primeiros, mas rodou a três voltas do fim e caiu para 13º. Romain Grosjean sofreu danos numa colisão na primeira volta com Callum Ilott, que o levou a abandonar após apenas 32 voltas.

Classificação da prova:

POS

PILOTO

CARRO

MARCA

VOLTAS

GRID

LIDERADAS

PONTOS

BÔNUS

PÊNALTI

1

Álex Palou

10

Honda

110

5

69

53

3

0

2

Felix Rosenqvist

6

Chevrolet

110

11

3

41

1

0

3

Scott Dixon

9

Honda

110

4

15

36

1

0

4

Pato O’Ward

5

Chevrolet

110

6

0

32

0

0

5

Josef Newgarden

2

Chevrolet

110

12

0

30

0

0

6

Rinus VeeKay

21

Chevrolet

110

13

0

28

0

0

7

Marcus Ericsson

8

Honda

110

10

0

26

0

0

8

David Malukas

18

Honda

110

23

2

25

1

0

9

Scott McLaughlin

3

Chevrolet

110

2

0

22

0

0

10

Kyle Kirkwood

27

Honda

110

16

0

20

0

0

11

Christian Lundgaard

45

Honda

110

17

0

19

0

0

12

Graham Rahal

15

Honda

110

1

21

20

2

0

13

Colton Herta

26

Honda

110

3

0

17

0

0

14

Helio Castroneves

06

Honda

110

21

0

16

0

0

15

Callum Ilott

77

Chevrolet

110

8

0

15

0

0

16

Santino Ferrucci

14

Chevrolet

110

22

0

14

0

0

17

Devlin DeFrancesco

29

Honda

110

20

0

13

0

0

18

Jüri Vips

30

Honda

109

18

0

12

0

0

19

Marcus Armstrong

11

Honda

109

14

0

11

0

0

20

Alexander Rossi

7

Chevrolet

109

9

0

10

0

0

21

Ryan Hunter-Reay

20

Chevrolet

109

25

0

9

0

0

22

Benjamin Pedersen

55

Chevrolet

109

26

0

8

0

0

23

Sting Ray Robb

51

Honda

109

24

0

7

0

0

24

Tom Blomqvist

60

Honda

109

27

0

6

0

0

25

Will Power

12

Chevrolet

108

7

0

5

0

0

26

Agustin Canapino

78

Chevrolet

82

19

0

5

0

0

27

Romain Grosjean

28

Honda

31

15

0

5

0

0

Comentários


CRIADO POR ELETRIC EVENTOS

bottom of page