Carros de 2026 podem ser até 2.5s mais lentos por volta
- Eletric Morumbi
- 13 de ago.
- 2 min de leitura

Carro de Fórmula 1 2026
Os carros de Fórmula 1 de 2026 devem ser entre um e dois segundos e meio mais lentos por volta, segundo Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA.
Além disso, com a reformulação das regras de chassis e unidades de potência, o próximo ano promete inaugurar uma era totalmente nova para o campeonato.
Embora a expectativa seja alta, também surgem preocupações sobre como os novos carros se comportarão em comparação com os atuais. Por isso, Tombazis afirmou estar “surpreso” com a atenção que o tema tem recebido.
Alguns alarmistas chegaram a dizer que os carros poderiam ser tão lentos quanto máquinas de Fórmula 2. No entanto, Tombazis descartou essa ideia.
“Fico surpreso com a importância que as pessoas dão a esse assunto”, disse ele à Auto Motor und Sport. “Houve fases na história da F1 em que os tempos de volta ficaram mais lentos. Isso nunca prejudicou a categoria. Você se acostuma rapidamente”.
“Diferenças de um segundo e meio no grid existem. Isso torna o carro mais lento pouco atraente? Para o piloto, sente-se a diferença; de fora, quase não se percebe”.
Mudanças técnicas que impactam os tempos de volta
Enquanto isso, as regras de 2026 não alteram apenas a aerodinâmica, mas também as UPs. Entre as mudanças principais, destacam-se:
– Aerodinâmica ativa: asas dianteira e traseira terão configurações diferentes para retas e curvas, substituindo DRS e efeitos de solo.
– Redução de downforce e arrasto: o objetivo é gerar corridas mais disputadas, mesmo com carros menores e mais leves.
– Novos motores híbridos: a energia elétrica passará de 15% para 50% da potência total, reduzindo a contribuição do motor de combustão interna.
Além disso, um efeito esperado é o chamado clipping, quando a energia elétrica atinge o máximo no final das retas, limitando a velocidade máxima. Portanto, algumas equipes se preocupam com os tempos de volta iniciais.
Tombazis acalma os fãs
Apesar das mudanças, Tombazis garantiu que a diferença de performance será moderada.
“Segundo nossas simulações, os carros ficarão entre um e dois segundos e meio mais lentos por volta. Mas isso é só o começo”.
Ele explicou que, ao mesmo tempo, as equipes desenvolverão rapidamente os carros. Consequentemente, em pouco tempo ninguém reclamará que eles estão lentos.
Tombazis reforçou: “Não estamos caindo para o nível da F2, que é geralmente 10 a 15 segundos mais lenta por volta”.
Ainda assim, o diretor admitiu que algumas equipes podem começar em desvantagem, o que é comum quando surgem novas regras.
“Ainda não recebemos dados de todas as equipes sobre o downforce esperado de seus carros. Então, é possível que algumas estejam pior posicionadas no início”.






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