Copa HB20 – Tarumã fecha com vitórias de André Bragantini Jr., Bruno Massa e Renato Lima
- Eletric Morumbi
- 15 de jun.
- 4 min de leitura
Copa HB20 2025
A Copa Hyundai HB20 concluiu neste domingo (15) a quarta etapa da temporada 2025. A jornada do fim de semana foi disputada no tradicional Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul, e coroou as campanhas de André Bragantini Jr., Bruno Massa e Renato Lima como vitoriosos nas classes PRO, Elite e Super, respectivamente, nesta manhã. Foi uma prova marcada por intervenções do safety-car, motivadas sobretudo por incidentes ocorridos em razão da pista molhada.
Bragantini Jr. foi um dos grandes nomes do fim de semana. Pole position e terceiro colocado no sábado, a apenas 0s027 do vencedor, Felipe Malinowski, ‘Andrezinho’ liderou de ponta a ponta neste domingo para marcar seu segundo triunfo em 2025 e reassumir a ponta do campeonato.
Na Elite, Bruno Massa superou o pole Uli Dias e trilhou caminho seguro para vencer pela primeira vez neste ano na Copa Hyundai HB20 e liderar a tabela de pontos, enquanto Renato Lima faturou um triunfo inédito neste seu começo de jornada nas pistas reais — o piloto tem sua trajetória forjada no automobilismo virtual. Leandro Parizotto segue na frente na temporada em sua classe.
Desafio no molhado
A chuva que deu as caras em Tarumã desde as primeiras horas deste domingo lavou o asfalto e desafiou os pilotos da Copa Hyundai HB20 na segunda e principal corrida da etapa. Além da pista molhada, os competidores tiveram de encarar fortes rajadas de vento no entorno do circuito.
A ordem do grid foi determinada pela sessão classificatória do último sábado. André Bragantini Jr. largou da pole position geral e na PRO, tendo ao seu lado o vencedor da incrível prova que abriu a etapa, Felipe Malinowski. Uli Dias liderou o pelotão na categoria Elite, tendo ao seu lado Igor Vacari, enquanto Renato Lima foi o dono da posição de honra no alinhamento inicial na Super, a categoria de entrada da Copa Hyundai HB20.
O início da corrida com bandeira verde foi breve em razão do duplo acidente com Igor Vacari e Leo Martins na Curva 1, provocando a intervenção do safety-car. A relargada trouxe Bragantini puxando a fila em Tarumã em uma volta limpa e muito disputada. Bruno Massa passou Uli Dias para assumir a liderança na Elite, enquanto Renato Lima conservou a dianteira na Super.
Mas a direção de prova interveio novamente com o safety-car após incidente na saída da Curva 1 com Otávio Colle, que vinha em segundo na Elite no momento em que o sol dava o ar da graça e começava a secar o asfalto. Foi neste cenário que a disputa foi retomada pouco depois com bandeira verde e seguiu para a definição dos vencedores em Tarumã.
Bragantini aproveitou toda sua experiência para segurar a forte pressão imposta por Malinowski, enquanto Marcus Índio superou Adilson Jr. na reta dos boxes. Bruno Massa conservou a liderança na Elite, mas era seguido muito de perto por Yassin Aboobakar; Uli Dias era o terceiro, porém atrás de dois carros da Super, de Renato Lima e Leandro Parizotto.
O grande nome da prova nas voltas finais foi Marcus Índio. O atual campeão largou em sexto e empreendeu forte reação ao longo da corrida. Antes de nova intervenção do safety-car — após abandono de Edu Doriguel —, Índio deixou Malinowski para trás na reta dos boxes e assumiu a segunda colocação, representando nova ameaça à vitória de Bragantini.
Sem tempo hábil para resgatar o carro, porém, a corrida foi finalizada com vitória de Bragantini Jr., seguido por Marcus Índio, Felipe Malinowski, Lucas Bornemann e Bruno Testa na PRO. Bruno Massa levou a melhor na Elite, com Yassin Aboobakar em segundo e Uli Dias em terceiro. O vencedor na Super foi Renato Lima, enquanto Leandro Parizotto terminou em segundo e Arnaldo Glavam fechou o top-3.
Os vencedores
Novo líder da temporada, André Bragantini Jr. fechou um grande fim de semana e destacou a chance de novamente subir ao pódio para homenagear pessoas que, como ele, enfrentam a Síndrome de Tourette. “Sensacional! Fim de semana foi perfeito. Tem sido um grande trabalho durante o ano. Só posso agradecer à minha equipe, aos patrocinadores e todas as pessoas com Síndrome de Tourette. Estou muito emocionado. Mostramos que podemos tudo!”, vibrou.
Por sua vez, Bruno Massa comemorou seu primeiro triunfo na temporada e também a ponta na classe Elite. “Foi muito bom. Largamos em quarto, mantivemos a constância e conquistamos muitas posições. Feliz por estar na liderança da categoria e agora pronto para seguir nesta posição e buscar o título da Elite. Só posso agradecer à minha equipe, aos meus parceiros. Vencemos!”.
Forjado no automobilismo virtual, Renato Lima festejou sua primeira vitória na Copa Hyundai HB20. “Muito feliz. ‘Bati na trave’ em São Paulo, mas deu tudo certo aqui. Preservei o carro para a corrida. Esse era um defeito meu quando comecei, mas aprendi a conservar mais pneu. Agora, por estar guiando de forma mais tranquila, consegui seguir até o fim. Andei muito bem na chuva, treinei muito no simulador e levei a bagagem do virtual para o real para vencer aqui”, concluiu.
A quinta etapa da temporada 2025 está marcada para o fim de semana de 11 a 13 de julho e será disputada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).
Confira os resultados das corridas 1 e 2 da etapa de Tarumã da Copa Hyundai HB20.
Corrida 1, sábadoCategoria PRO (top-5)* 1º Felipe Malinowski 2º Rodrigo Vieira 3º André Bragantini Jr. 4º Adilson Jr. 5º Marcus Índio *resultados extraoficiais
Categoria Elite (top-5)* 1º Yassin Aboobakar 2º Leo Martins 3º Jorginho Goldani 4º Bruno Massa 5º Thiago Sansana *resultados extraoficiais
Categoria Super (top-5)* 1º Rafael Silva 2º Daniel Demayo 3º Silvio Gatão 4º Renato Lima 5º Rafael Abolis *resultados extraoficiais
Corrida 2 (domingo)PRO (top-5) 1º André Bragantini Jr. 2º Marcus Índio 3º Felipe Malinowski 4º Lucas Bornemann 5º Bruno Testa *resultados extraoficiais
Elite (top-3)1º Bruno Massa 2º Yassin Aboobakar 3º Uli Dias *resultados extraoficiais
Super (top-5) 1º Renato Lima 2º Leandro Parizotto 3º Arnaldo Glavam 4º Silvio Gatão 5º Rafael Silva *resultados extraoficiais
Classificação do campeonato (top-5 por categoria)PRO 1º André Bragantini Jr., 139 pontos 2º Adilson Jr., 122 3º Felipe Malinowski, 121 4º Bruno Testa, 121 5º Marcus Índio, 119
Elite 1º Bruno Massa, 143 2º Uli Dias, 133 3º Igor Vacari, 108 4º Leo Martins, 105 5º Yassin Aboobakar, 87
Super 1º Leandro Parizotto, 128 2º Renato Lima, 117 3º Rafael Silva, 109 4º Silas Passos, 99 5º Daniel Demayo, 86






Comentários