top of page

Copa Truck – Leandro Totti coroa fim de semana perfeito e “varre” etapa de Interlagos

Leandro Totti

Poucas vezes a Copa Truck Petrobras viu uma performance tão soberana como a exercida por Leandro Totti neste fim de semana de terceira etapa da temporada 2025, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Conhecido não apenas pelo carisma, mas também pela velocidade e seu amor pelas corridas de caminhão, o paranaense de Ibiporã foi perfeito em jornada trilhada no ‘templo do automobilismo brasileiro’, com pole position no sábado e vitória nas duas corridas disputadas na tarde deste domingo (18) com o ‘bruto’ Iveco #73 da Vannucci Racing diante de casa cheia e estimativa de 40 mil pessoas nas arquibancadas e nos camarotes em Interlagos.

Na primeira corrida, o “Marvado” liderou de ponta a ponta e em momento algum chegou a ser ameaçado. Nem mesmo a intervenção do safety-truck nas voltas finais da disputa, fato que reuniu novamente o pelotão, representou algum tipo de pressão a mais para Totti, que cruzou a linha de chegada à frente de Raphael Abbatte (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) e André Marques (com Volkswagen da R9 Competições).

A segunda prova foi ainda mais impressionante, já que Totti largou da oitava colocação em razão da regra do grid invertido. Rapidamente, Leandro escalou o pelotão, deixou os adversários para trás e teve pela frente outro grande, o atual campeão Felipe Giaffone —que fez incrível largada ao passar Bia Figueiredo e Pedro Paulo Fernandes para assumir a liderança. Mas Totti encaixou bela manobra no S do Senna, colocou-se lado a lado com o Volkswagen Meteor #4 e fez a ultrapassagem que lhe valeu nova vitória em Interlagos. Giaffone e Danilo Dirani (Iveco da Usual Racing) completaram o top-3.

Desta forma, Totti conquista assim sua terceira vitória seguida, em fase iluminada que vem desde Londrina, quando o paranaense triunfou na segunda prova da etapa, emendando com a dupla conquista obtida neste domingo no autódromo paulistano.

“Foi incrível! Vencer duas vezes aqui em Interlagos, com toda essa gente nas arquibancadas, foi muito mais do que poderia imaginar. Mas foi sensacional, caminhão perfeito, e uma conquista que coroa um grande trabalho feito por nós todos da Vannucci Racing. Mostra que estamos realmente no rumo certo, com muita garra, determinação e muito empenho. Parabéns a todos nós. Vamos trabalhar duro para seguirmos em alta e voltarmos ainda mais fortes em Tarumã!”, comemorou o dono do fim de semana.

Com os resultados da etapa, Felipe Giaffone sustenta a liderança do campeonato, agora com 92 pontos. Abbate está em segundo, com 87, enquanto Totti arrancou da nona para a terceira colocação, com 83 tentos. André Marques tem agora 79 e Danilo Dirani soma 71, nove a mais que seu companheiro de equipe, Wellington Cirino. Roberval Andrade tem 59, contra 51 dee Beto Monteiro e 50 de Bia Figueiredo. Jaidson Zini tem 45 e é o décimo colocado na tabela.

‘Marvado’ soberano

Pole position, Totti ocupou o lugar de honra do grid de largada em Interlagos, com Roberval a completar a primeira fila. Abbate partiu da terceira posição, seguido por André Marques e Beto Monteiro. Atual campeão, Giaffone iniciou a tarde da oitava colocação, atrás dos Iveco de Dirani e Wellington Cirino.

Homem a ser batido desde o início da etapa, Totti reafirmou a performance soberana em Interlagos e em momento algum foi ameaçado. Seu concorrente mais próximo foi Abbate, que conquistou o segundo lugar ainda na primeira volta contra Roberval Andrade. O campeão de 2018 teve como missão lutar contra André Marques, Beto Monteiro e Danilo Dirani, que vinham mais atrás, ao passo que Giaffone buscava somar pontos importantes visando a inversão do grid para a Corrida 2.

Monteiro enfrentou problemas e teve de abandonar a prova, ficando parado na Curva do Lago, o que determinou o acionamento do safety-truck. Mas nem o reagrupamento do pelotão e a relargada ameaçaram a vitória do ‘Marvado’, que seguiu de forma segura para vencer pela segunda vez na temporada.

Também com muita performance e segurança, Abbate foi o segundo colocado, enquanto André Marques venceu de forma emocionante duelo com Roberval por meros 0s053 para terminar em terceiro. Dirani concluiu a disputa em quinto, seguido por Giaffone e Bia Figueiredo. PP Fernandes foi o oitavo e garantiu o primeiro lugar no grid da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros.

Um domingo histórico

Com promessa de fortes emoções e grandes disputas, a Copa Truck Petrobras acelerou para completar a etapa em Interlagos protagonizada por incrível largada de Felipe Giaffone, que colocou seu Volkswagen por dentro para passar de uma só vez Bia Figueiredo e PP Fernandes. Dirani aproveitou a manobra e também conquistou posições importantes para subir de quarto para segundo.

Mas além de Giaffone, foi Totti quem roubou novamente a cena. O ‘Marvado’ rapidamente escalou o pelotão e subiu para segundo, despontando com força para ameaçar a liderança e possível vitória do atual campeão.

Em duelo lado a lado e com direito a manobra espetacular no S do Senna, Totti passou Giaffone, assumiu a liderança, partiu para vencer novamente e coroar um fim de semana perfeito e histórico em Interlagos. O atual campeão resistiu à pressão exercida por Dirani nas voltas finais para terminar em segundo, à frente do piloto da Usual Racing. Wellington Cirino salvou pontos importantes com o quarto lugar, à frente de Paulo Salustiano e Raphael Abbate. Pedro Paulo Fernandes cruzou a linha de chegada em sétimo, à frente de Bia Figueiredo, na oitava colocação.

Confira os resultados das corridas deste domingo em Interlagos na classe Super Truck Pro:

Corrida 1 1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 13 voltas em 29min02s319 2º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s942 3º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 5s395 4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s448 5º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 7s172 6º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 7s645 7º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 16s832 8º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s876 9º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 26s952 10º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 29s679 11º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 35s729 12º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 37s238 13º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 37s613 14º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 37s772 15º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 47s108 16º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 49s565 17º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 53s218 18º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta 19º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3 voltas 20º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas

Não completaram Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 8 voltas Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 8 voltas

Corrida 2 1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 8 voltas em 23min18s246 2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s415 3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1s898 4º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 11s075 5º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 11s745 6º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s868 7º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s936 8º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 13s966 9º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 14s927 10º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s906 11º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 31s837 12º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 43s781 13º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 51s853 14º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta 15º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 1 volta 16º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas 17º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas

Não completaramAdalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 6 voltas Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 6 voltas Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 8 voltas Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), não largou Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), não largou

Classificação do campeonato, Super Truck Pro (top-10) 1º – Felipe Giaffone, 92 2º – Raphael Abbate, 87 3º – Leandro Totti, 83 4º – André Marques, 79 5º – Danilo Dirani, 71 6º – Wellington Cirino, 63 7º – Roberval Andrade, 59 8º – Beto Monteiro, 51 9º – Bia Figueiredo, 50 10º – Jaidson Zini, 45 *pontuação extraoficial

Pedro Perdoncini e Arthur Scherer vivem domingo vitorioso na Elite em Interlagos

A Copa Truck Petrobras viveu um grande fim de semana diante do seu palco mais tradicional, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Diante de casa cheia, com estimativa de 40 mil pessoas nas arquibancadas e nos camarotes neste domingo (18), a categoria dos ‘brutos’ realizou a terceira etapa da temporada 2025 e coroou Pedro Perdoncini e Arthur Scherer como vencedores na Super Truck Elite. Foi uma conquista que marcou jornada perfeita para a equipe ASG Motorsport e a Mercedes-Benz, que varreram a etapa também com a conquista da pole position, por parte de Perdoncini, no último sábado.

Perdoncini trilhou caminho seguro e sem sustos para vencer pela segunda vez na temporada. Partindo da posição de honra em São Paulo, o piloto do Mercedes-Benz #117 não foi intimidado em momento algum e triunfou de forma inédita em Interlagos, deixando para trás um fim de semana de revezes em Londrina (PR).

Já na Corrida 2, foi a vez de Arthur Scherer brilhar. Em meio a uma prova habitualmente marcada por muitas disputas, o paulista esteve sempre entre os primeiros e aproveitou aliou bom posicionamento e forte performance para superar seus principais oponentes, assumir a liderança e partir para vencer pela primeira vez na Copa Truck Petrobras.

Destaque também para Diogo Moscato. O soteropolitano da Scuderia Chiarelli finalizou a primeira prova da etapa em terceiro lugar, registrando assim seu quinto pódio em seis corridas. O resultado como um todo do fim de semana manteve o jovem de 20 anos na liderança do campeonato da Elite, agora com 93 pontos, contra 89 de Scherer e 88 de Leo Rufino, outro nome muito forte ao longo da rodada, com um segundo e um quarto lugares. Após domingo complicado, Nicolas Giaffone aparece em quarto, com 78 pontos, dois a mais em relação a Perdoncini.

Perdoncini, de ponta a ponta

Pedro Perdoncini foi o responsável por puxar a fila do grid da Elite, tendo ao seu lado o companheiro de equipe ASG, Arthur Scherer. Logo atrás, experiência e juventude posicionaram-se lado a lado com Jô Augusto Dias e Nicolas Giaffone partindo em terceiro e quarto, respectivamente. Djalma Pivetta largou do quinto posto, seguido por Rodrigo Taborda, Kleber Eletric e Diogo Moscato.

Com pilotagem bastante firme desde a largada, Perdoncini sustentou a liderança com autoridade para desenhar uma vitória contundente em Interlagos. Em contrapartida, Arthur Scherer e Rodrigo Taborda foram punidos com drive-through por terem excedido o limite de velocidade no radar. Jô Augusto Dias passou para segundo ainda no início de prova, enquanto Nic Giaffone vinha em terceiro.

Mas Giaffone foi punido por emissões e teve de cumprir drive-trhough nos boxes, o que tirou qualquer chance de lutar por um lugar no pódio. Em contrapartida, Diogo Moscato já aparecia o terceiro e Hugo Cibien trilhava grande escalada e era o sexto antes da entrada do safety-truck após abandono de Beto Monteiro (PRO).

De ponta a ponta, Perdoncini partiu para vencer pela primeira vez em Interlagos e a segunda na temporada 2025, repetindo a prova de abertura, em Campo Grande. De forma incrível, Leo Rufino terminou em segundo depois de ter largado da nona posição, enquanto Diogo Moscato cruzou a linha de chegada em terceiro, marcando seu quinto pódio em cinco corridas e depois de tirar proveito da punição imposta a Jô Dias por uso de traçado não oficial.

Djalma Pivetta foi o quarto, seguido por Hugo Cibien, que subiu nove posições. Daniel Kelemen terminou em sexto, à frente de Arthur Scherer e Rodrigo Taborda, que abriu a fila da Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros.

A primeira de Scherer

Kelemen surpreendeu na largada e subiu de terceiro para a liderança da Elite, deixando Scherer em segundo. Depois de uma intensa disputa por posições, Kleber Eletric apareceu em terceiro, à frente de Pivetta e Hugo Cibien.

Depois da intervenção do safety-truck na metade final da prova, foi a vez de Scherer dar o bote e passar Kelemen para assumir o primeiro lugar e partir para vencer pela primeira vez na Copa Truck Petrobras.

Perdoncini cresceu bastante nas voltas finais, chegou a alcançar a segunda colocação e esboçou um princípio de pressão em cima de Scherer. Mas o paulista guiou como um veterano para conquistar seu primeiro triunfo na categoria e marcar seu nome na Copa Truck Petrobras.

Kleber Eletric finalizou em terceiro lugar, com Leo Rufino — um dos maiores pontuadores da etapa — em quarto e Hugo Cibien salvando um quinto posto pela segunda vez seguida. Nic Giaffone terminou em sexto, à frente de Rodrigo Taborda e Daniel Kelemen, oitavo.

Reencontro marcado

A próxima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras foi recentemente confirmada para o Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Previsto para os dias 14 e 15 de junho, o quarto encontro do ano está garantido e terá lugar no tradicional circuito gaúcho após obras de melhorias de segurança, coordenadas pela Federação de Automobilismo do Rio Grande do Sul (FGA), em esforço conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

“A Federação, junto à com a CBA, fez um grande esforço para apoiar o autódromo na realização da obra que traz mais segurança para a pista, e o que viabiliza manter Tarumã no calendário das grandes competições de esporte a motor do Brasil, como é a Copa Truck Petrobras, que sempre fez questão de correr conosco”, destaca Arlindo Signor, presidente da FGA.

Confira os resultados das corridas deste domingo em Interlagos na classe Super Truck Elite e a sequência do calendário para 2025.

Corrida 1 1º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 13 voltas em 29min33s633 2º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s514 3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 6s258 4º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 8s875 5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 13s783 6º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 16s295 7º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s323 8º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 27s196 9º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 34s174 10º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 44s205 11º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 45s824 12º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 1 volta 13º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1 volta 14º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta 15º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta 16º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas 17º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 4 voltas 18º – Sergio Ramalho (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 4 voltas

Corrida 2 1º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 23min43s964 2º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 0s845 3º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 1s825 4º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s848 5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 6s405 6º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 8s675 7º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 10s293 8º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 19s315 9º – Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 20s316 10º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 21s328 11º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 23s365 12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 27s731 13º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 46s553 14º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1 volta

Não completaramMarcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 6 voltas Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), não largou Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou Sergio Ramalho (FF Motorsport/Mercedes-Benz), não largou

Classificação do campeonato, Super Truck Elite (top-10)1º – Diogo Moscato, 93 pontos 2º – Arthur Scherer, 89 3º – Leo Rufino, 88 4º – Nicolas Giaffone, 78 5º – Pedro Perdoncini, 76 6º – Djalma Pivetta, 60 7º – Hugo Cibien, 54 8º – Kleber Eletric, 53 9º – Ricardo Alvarez, 49 10º – Jô Augusto Dias, 49 *pontuação extraoficial

Confira o calendário definitivo da Copa Truck Petrobras 2025:

Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS) Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR) Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos / São Paulo (SP) Etapa 4 – 15 de junho – Tarumã (RS) Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR) Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS) Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG) Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR) Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos / São Paulo (SP)

Comentários


CRIADO POR ELETRIC EVENTOS

bottom of page