Copa Truck define finalistas de 2024 em dia de vitória de Giaffone e Roberval em Curvelo
- Eletric Morumbi
- 17 de nov. de 2024
- 9 min de leitura

Roberval Andrade
Depois de oito etapas e 16 corridas disputadas, a Copa Truck conheceu neste domingo (17), em Curvelo (MG), os candidatos ao título da temporada 2024 na classe Super Truck Pro. Atual campeão, Felipe Giaffone (Volkswagen da R9 Competições) conquistou sua terceira vitória no ano no começo desta tarde no Circuito dos Cristais e vai para a decisão do campeonato na liderança da tabela de pontos. Seu oponente na busca pelo tricampeonato é Danilo Dirani (Iveco da Usual Racing), que conquistou um segundo e um quarto lugares na região central de Minas Gerais, que viu ainda o triunfo de Roberval Andrade (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) na corrida que complementou a penúltima rodada do calendário.
Com bom público e número recorde de caminhões no grid, 37 — sendo 19 da Pro e outros 18 da Super Truck Elite —, a etapa de Curvelo marcou o regresso da Copa Truck ao circuito mineiro depois de cinco anos e entregou duas corridas de dinâmica bem interessante, com duelo pela vitória entre os dois concorrentes ao título praticamente da largada à bandeirada, ‘remontada’ de Leandro Totti e a raça apresentada por Regis Boessio, que conseguiu se segurar na ponta da segunda prova praticamente até o fim.
Duelo pela vitória — Em começo de tarde nublada e com temperatura amena, na casa de 25ºC, a Copa Truck partiu para definir os finalistas em Curvelo com Giaffone na pole position com Volkswagen, sendo seguido pelos Iveco de Wellington Cirino e Dirani.
Em uma primeira volta limpa, Felipe manteve a liderança, enquanto Dirani subiu para a segunda posição e passou a pressionar o Volkswagen Meteor #4. Cirino perdeu o terceiro lugar para Raphael Abbate e André Marques seguiu em quinto. Leandro Totti fez grande começo de corrida e saiu de 18º para a 11ª posição.
Giaffone travou bela disputa pela vitória com Dirani, mas esta não foi a única batalha nas posições da frente: Cirino teve de lutar muito para se defender da pressão de André Marques em briga pelo quarto posto. Mas quem brilhou mesmo foi o ‘Marvado’ Totti, que deixou vários concorrentes para trás e subiu para sexto.
Totti conquistou mais duas posições depois de passar André Marques e Wellington Cirino, mas a remontada foi ‘brecada’ por punição de 20s após infração no radar. Lá na frente, depois de segurar o ímpeto de Dirani e de ponta a ponta, Giaffone conquistou sua terceira vitória na temporada. Raphael Abbate finalizou muito perto dos dois e foi o terceiro. Roberval Andrade concluiu em quarto e Wellington Cirino, quinto.
“Foi um fim de semana atípico, com chuva, pista seca, depois choveu de novo, e conseguimos marcar a pole. Hoje, nosso caminhão estava voando nas retas, tinha muita potência. Foi o que me salvou para conseguir a vitória. Deu tudo certo, fizemos bons pontos e agora vamos para Goiânia mirando o campeonato”, declarou Felipe.
Roberval fecha na frente — Oitavo na primeira prova, Regis Boessio abriu o grid da Corrida 2 em Curvelo, largando lado a lado com Paulo Salustiano. Mas quem veio muito bem no começo de disputa foi Roberval Andrade, que saiu de quinto para terceiro. André Marques e Wellington Cirino completavam o top-5.
Boessio lutou muito para segurar a liderança e vencer pela primeira vez na temporada. Mas o gaúcho não conseguiu segurar o forte ritmo imposto por Roberval Andrade, que havia deixado Salustiano para trás e, pouco depois, fez manobra arrojada para assumir a dianteira e partir para a sua terceira vitória na temporada 2024. O top-3 foi completado por ‘Salu’ e André Marques depois que Boessio enfrentou problemas na volta final.
Dirani terminou na quarta posição, seguido pelo companheiro de equipe, Cirino. Felipe Giaffone marcou pontos importantes com o sexto lugar, à frente de Raphael Abbate e Leandro Totti, que novamente remou muito para terminar entre os dez primeiros. Alberto Cattucci, no seu primeiro fim de semana correndo na Copa Truck, foi o nono e Danilo Alamini, o décimo.
A luta pelo título — Felipe Giaffone vai para a decisão do campeonato com 235 pontos, já aplicados os descartes. O atual campeão tem uma vantagem de 31 tentos para seu concorrente nesta reta final de temporada, Danilo Dirani.
Sem chances matemáticas de buscar o caneco, os demais competidores do grid buscam a melhor colocação possível no desfecho da temporada. André Marques é o terceiro e soma agora 184 pontos, quatro a mais que Wellington Cirino.
Com a vitória em Curvelo, Roberval Andrade é o quinto, com 171, à frente de Raphael Abbate, sexto com 164 e três a mais que Paulo Salustiano. Beto Monteiro, que se recupera de cirurgia cardíaca e não corre mais neste ano, está em oitavo na tabela, com 161, enquanto Victor Franzoni é o nono, com 129, e Leandro Totti é o décimo, somando 125.
Copa Truck, temporada 2024, Super Truck ProEtapa 8, Circuito dos Cristais, Curvelo (MG)Corrida 1, resultado final 1º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 15 voltas em 27min52s395 2º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 0s434 3º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s225 4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s949 5º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 17s356 6º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 17s488 7º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 23s856 8º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 27s227 9º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 30s769 10º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 31s672 11º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 44s121 12º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 44s681 13º – Alberto Cattucci (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 53s245 14º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 54s153 15º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 59s496 16º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta 17º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
Não completaram Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 10 voltas Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), a 14 voltas
Corrida 2, resultado final 1º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 22min35s670 2º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 1s323 3º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 4s732 4º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 5s085 5º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 5s692 6º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 6s862 7º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s266 8º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 9s914 9º – Alberto Cattucci (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 14s400 10º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 25s298 11º – Regis Boéssio (Boéssio Competições/Volvo), a 26s980 12º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 27s981 13º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 31s301 14º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
Não completaram Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 7 voltas Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 8 voltas
Classificação do campeonato* 1º – Felipe Giaffone, 235 pontos 2º – Danilo Dirani, 204 3º – André Marques, 184 4º – Wellington Cirino, 180 5º – Roberval Andrade, 171 6º – Raphael Abbate, 164 7º – Paulo Salustiano, 161 8º – Beto Monteiro, 136 9º – Victor Franzoni, 129 10º – Leandro Totti, 125 11º – Jaidson Zini, 116 12º – Felipe Tozzo, 113 13º – Fabio Fogaça, 105 14º – Adalberto Jardim, 94 15º – Luiz Lopes, 90 16º – Débora Rodrigues, 89 17º – Evandro Camargo, 52 18º – Regis Boessio, 50 19º – Thiago Rizzo, 45 20º – Danilo Alamini, 32 21º – Alberto Cattucci, 7 22º – Renato Martins, 0 *pontuação extraoficial
Bia Figueiredo faz história e é primeira mulher campeã na Copa Truck
Acostumada a escrever seu nome na história do automobilismo brasileiro, Bia Figueiredo alcançou mais um feito na sua trajetória nas pistas na tarde deste domingo (17). A paulista de 39 anos conquistou, com uma etapa de antecipação, o título da Copa Truck na categoria Super Truck Elite, no seu segundo ano correndo de caminhão. Com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport, a competidora terminou em segundo lugar na primeira prova da oitava e penúltima etapa do campeonato, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), e confirmou o título com o triunfo na Corrida 2.
Com os resultados deste domingo, já aplicados os descartes dos dois piores resultados de cada piloto ao término da etapa, Bia chegou a 261 pontos e não pode mais ser alcançada, chegando a 64 tentos de vantagem para Pedro Perdoncini com 45 ainda em disputa na rodada final, no mês de dezembro, em Goiânia.
Bia Figueiredo conquistou o título sendo rainha em praticamente toda a temporada na Super Truck Elite. Os números provam o sucesso do trabalho da paulista e de uma equipe toda feminina dentro da estrutura da ASG, com liderança da renomada engenheira Rachel Loh: na pista, Bia faturou sete vitórias e cinco poles em 16 corridas disputadas até agora na temporada.
“Fizemos nosso melhor fim de semana do ano, com pole position, vitória e segundo lugar. O sentimento é de enorme gratidão por estar aqui na Copa Truck, por ter sido escolhida pela Mercedes-Benz e a ASG Motorsport. Ano passado já disputei o título e nesta temporada consegui fazer um campeonato dominante, com poles e vitórias. Na minha carreira, tudo foi muito difícil, então achei até um pouco estranho, mas deu tudo muito certo. Agora é só comemorar, e vou celebrar até o ano que vem, quando chegar na Pro. Fica a minha homenagem às mulheres pilotos, engenheiras… acredite em você, trabalhe muito. Acredite nos seus sonhos e vamos pra cima”, vibrou a campeã.
O feito histórico veio na sequência de um grande momento para a Copa Truck, que registrou número recorde de caminhões no grid: 37, sendo 19 da Super Truck Pro e outros 18 da Elite.
PP no topo — Com 25ºC de temperatura ambiente, a Elite partiu para a primeira prova da etapa com Bia na pole e Pedro Paulo Fernandes no complemento da primeira fila. Foi uma volta inaugural bem agitada e que teve mudança na liderança: PP deixou o Mercedes-Benz #111 para trás e tomou a dianteira no Circuito dos Cristais, seguido por Diogo Moscato, Pedro Perdoncini e Márcio Giordano.
Então vice-líder do campeonato, Rodrigo Taborda enfrentou problemas no seu caminhão Volvo e teve de parar nos boxes, abandonou e deu adeus às chances de título.
Foi uma corrida bastante limpa, que teve a confirmação da vitória de PP Fernandes, a sua quarta do ano. Bia pontuou bem com o segundo lugar e Diogo Moscato foi o terceiro. Pedro Perdoncini chegou em quarto e Márcio Giordano foi o quinto.
A consagração de Bia — A inversão do grid em relação aos oito primeiros da primeira prova colocou Leo Rufino na ponta do grid da corrida que concluiu a etapa, tendo ao seu lado Kleber Eletric na fila de abertura, enquanto Hugo Cibien e Márcio Giordano saíram em terceiro e quarto, respectivamente. Perdoncini saiu em quinto.
A prova foi bastante agitada e de inúmeras batalhas: uma delas valeu a liderança e envolveu Rufino e Cibien. Minutos depois, Kleber Eletric assumiu o primeiro lugar, trazendo Bia Figueiredo a reboque. Mas o Scania #70 apresentou problemas e fez Eletric perder a chance de vencer pela primeira vez. Bia assumiu a ponta no momento em que o safety truck foi acionado, a quatro minutos para o fim da corrida.
Foi no topo do pódio, com vitória e maior pontuadora em Curvelo, que Bia Figueiredo confirmou a conquista do título da Super Truck Elite. Com uma etapa de antecipação, a paulista foi consagrada com o sucesso de uma operação totalmente feminina. Novamente, a piloto que é a única mulher brasileira a correr as 500 Milhas de Indianápolis, escreveu seu nome na história do automobilismo brasileiro como a primeira campeã na Copa Truck.
A nona e última etapa da temporada da Copa Truck será disputada entre os dias 7 e 8 de dezembro e terá lugar no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.
Copa Truck, temporada 2024, Super Truck EliteEtapa 8, Circuito dos Cristais, Curvelo (MG)Corrida 1, resultado final 1º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 15 voltas em 28min20s371 2º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s063 3º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 20s690 4º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 33s153 5º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 33s217 6º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 44s851 7º – Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 49s082 8º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 50s945 9º – Daniel Kelemen (D+ Motorsport/Mercedes-Benz), a 54s372 10º – Vinícius Palma (R9 Competições/Volkswagen), a 1min02s074 11º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1min06s097 12º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1min06s918 13º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1min11s118 14º – Juca Bala (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1min22s818 15º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas
Não completaram Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 11 voltas Gustavo Teixeira (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 12 voltas
Corrida 2, resultado final 1º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 22min50s368 2º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 0s477 3º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s565 4º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s952 5º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 7s275 6º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 13s659 7º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 16s521 8º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 16s688 9º – Vinícius Palma (R9 Competições/Volkswagen), a 18s188 10º – Juca Bala (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 20s443 11º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 21s020 12º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 23s882 13º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
Não completou Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 4 voltas
Classificação do campeonato* 1º – Bia Figueiredo, 261 pontos 2º – Pedro Perdoncini, 197 3º – PP Fernandes, 189 4º – Rodrigo Taborda, 182 5º – Lucas Bornemann, 173 6º – Djalma Pivetta, 169 7º – Márcio Giordano, 147 8º – Ricardo Alvarez, 145 9º – Leo Rufino, 136 10º – Daniel Kelemen, 132 11º – José Augusto Dias, 128 12º – Maicon Roncen, 95 13º – Hugo Cibien, 92 14º – Kleber Eletric, 86 15º – Juca Bala, 80 16º – Diogo Moscato, 60 17º – Hiro Yano, 49 18º – Glauco Barros, 42 19º – Vinícius Palma, 17 20º – Gustavo Teixeira, 10 *pontuação extraoficial





Comentários