top of page

Dixon, pela terceira vez no ano, vence na sorte em Laguna Seca

Scott Dixon

Scott Dixon conquistou sua terceira vitória da temporada com uma corrida estratégica no final da temporada da Fórmula Indy neste domingo em Laguna Seca. Alex Palou, líder inicial, foi afetado por bandeira amarela fora de hora, e Pato O’Ward, líder na sequência, precisou fazer pit stop extra por erro crasso na estratégia de pneus.

Palou, companheiro de equipe de Dixon na Chip Ganassi Racing, já havia se tornado o primeiro piloto em quase 20 anos a conquistar o título antes do final da temporada. O espanhol conquistou seu segundo título em três anos com a vitória na semana passada em Portland, a quinta da temporada.

Dixon era matematicamente elegível para desafiar Palou pelo título até a vitória de Portland. Ele ainda tinha a garantia de terminar em segundo na classificação, mas o maior piloto de sua geração estava determinado a conquistar mais uma vitória.

O piloto de 43 anos venceu três das últimas quatro corridas da temporada, todas contando com a sorte, e garantiu que Ganassi terminasse em 1-2 na classificação final. O título de Palou é o 15º na Indy para a Ganassi.

A vitória de Dixon foi a 56ª de sua carreira – 11 a menos que o recorde de AJ Foyt – e o ajudou a fechar a temporada com força. Há apenas um mês, Dixon corria o risco de encerrar sua seqüência de 19 anos com pelo menos uma vitória.

Scott McLaughlin, assim como Dixon da Nova Zelândia, terminou em segundo pelo Team Penske e foi seguido por Palou, que conquistou 10 pódios em 17 corridas nesta temporada. Ele se recuperou após participar de enroscos no começo da prova.

Will Power, da Penske, terminou em quarto e encerrou sua trajetória como campeão da Indy sem vencer uma prova no ano pela primeira vez em 16 anos. Callum Ilott, da Juncos Hollinger Racing, empatou o melhor resultado da sua carreira em quinto lugar e foi seguido por Christian Lundgaard, da Rahal Letterman Lanigan.

Alexander Rossi da Arrow McLaren foi o sétimo e seguido por Marcus Armstrong, que ganhou o prêmio de estreante do ano pela Ganassi. Pato O’Ward da McLaren foi nono e Ryan Hunter-Reay da Ed Carpenter Racing terminou em 10º.

A vitória de Dixon foi a primeira de sua carreira em Laguna Seca e ele superou uma punição no início da corrida por contato evitável para chegar à vitória em uma corrida marcada por oito bandeiras amarelas em 35 voltas. Isso afetou tanto a corrida que o pace car ficou sem gasolina e precisou ser reabastecido.

Colton Herta terminou em 23º e foi tocado por Hélio Castroneves em um carro personalizado pintado para se parecer com aquele que o pai de Herta, Bryan, guiou na vitória de 1998 em Laguna Seca. Isso consolidou uma temporada sem vitórias para o jovem Herta, e também marcou o fim da carreira em tempo integral do brasileiro.

Classificação da prova:

Pos

Carro

Piloto

Equipe

Motor

1

9

Scott Dixon

Ganassi

Honda

2

3

Scott McLaughlin

Penske

Chevrolet

3

10

Alex Palou

Ganassi

Honda

4

12

Will Power

Penske

Chevrolet

5

77

Callum Ilott

Juncos Hollinger

Chevrolet

6

45

Christian Lundgaard

RLL

Honda

7

7

Alexander Rossi

McLaren

Chevrolet

8

11

Marcus Armstrong

Ganassi

Honda

9

5

Pato O’Ward

McLaren

Chevrolet

10

20

Ryan Hunter-Reay

Carpenter

Chevrolet

11

28

Romain Grosjean

Andretti

Honda

12

51

Sting Ray Robb

Coyne/RWR

Honda

13

06

Helio Castroneves

Meyer Shank

Honda

14

78

Agustin Canapino

Juncos Hollinger

Chevrolet

15

8

Marcus Ericsson

Ganassi

Honda

16

55

Benjamin Pedersen

Foyt

Chevrolet

17

14

Santino Ferrucci

Foyt

Chevrolet

18

21

Rinus VeeKay

Carpenter

Chevrolet

19

6

Felix Rosenqvist

McLaren

Chevrolet

20

18

David Malukas

Coyne/HMD

Honda

21

29

Devlin DeFrancesco

Andretti

Honda

22

2

Josef Newgarden

Penske

Chevrolet

23

26

Colton Herta

Andretti

Honda

24

30

Juri Vips

RLL

Honda

25

27

Kyle Kirkwood

Andretti

Honda

26

60

Tom Blomqvist

Meyer Shank

Honda

27

15

Graham Rahal

RLL

Honda

Comentários


CRIADO POR ELETRIC EVENTOS

bottom of page