top of page

F1 – Red Bull já fez um protesto contra os freios da Mercedes e fará outro contra o DED

Dutos freios traseiro do Mercedes W11

A Mercedes foi forçada a fazer modificações de última hora depois que a Red Bull questionou a legalidade dos dutos de freio traseiros dos Prateados.

No que poderia ser uma semana muito movimentada para a FIA, o órgão governamental emitiu uma nova Diretiva Técnica relativa aos dutos de freio traseiro, na sequência dos protestos da Red Bull.

De acordo com a Auto Motor und Sport, os engenheiros da Red Bull suspeitaram que as saídas de freio traseiras não estavam em conformidade com o artigo 11.5 do Regulamento Técnico, que declara:

Os dutos de ar ao redor dos freios traseiros serão considerados parte do sistema de freios e não deverão se projetar além:

a) Um plano paralelo ao solo, situado a uma distância de 160 mm acima da linha central horizontal da roda. b) Um plano paralelo ao solo, situado a uma distância de 160 mm abaixo da linha central horizontal da roda. c) Um plano vertical paralelo à face interna do aro da roda e deslocado em 120 mm em direção ao plano central do carro. d) Na direção à frente, um raio de 330 mm a partir do centro da roda ou na direção traseira um raio de 180 mm a partir do centro da roda, quando visto de lado.

A nova diretiva técnica produzida como resultado desse protesto em particular, cujos detalhes não foram divulgados, significa que os atuais campeões mundiais ficaram sem opção, a não ser fazer alguns ajustes no W11.

Este inquérito específico pode definir o tom para o resto da semana na preparação para o GP da Austrália.

Mas tem mais… A Red Bull também está pronta para lançar um segundo protesto contra a Mercedes, se eles usarem o sistema de direção de eixo duplo (DED) na abertura da temporada em Melbourne.

A Mercedes introduziu o sistema inovador durante os testes de pré-temporada – antes de ser efetivamente proibido pelas novas regulamentações técnicas em 2021.

Embora o segredo tenha sido revelado sobre o sistema DED da Mercedes, o que não está claro é exatamente quando eles planejam usá-lo. Quando esse momento chegar, tudo indica que a Red Bull vai protestar oficialmente contra o sistema, a fim de que a FIA examine mais detalhadamente e forneça todos os esclarecimentos sobre o dispositivo.

“Para nós, o sistema não cumpre as regras”, disse Marko.

“Então, protestaremos quando a Mercedes usar o sistema em Melbourne.”

Ainda segundo a F1, a Renault poderia ser a equipe a lançar um protesto oficial contra a legalidade do RP20 do Racing Point, que foi apelidado de ‘Mercedes rosa’ por sua extrema semelhança com o Mercedes W10 de 2019.

As equipes ainda estão aguardando uma resposta satisfatória após a investigação da FIA sobre a unidade de potência da Ferrari, enquanto o sistema DAS da Mercedes e o suposto imitador W10 da Racing Point podem sofrer mais escrutínio antes que as luzes se apagem em Melbourne.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

Comentários


CRIADO POR ELETRIC EVENTOS

bottom of page