Gabriel Casagrande é tricampeão da Stock Car Pro Series
- Eletric Morumbi
- 15 de dez. de 2024
- 8 min de leitura

Gabriel Casagrande
É de Gabriel Casagrande o título de campeão da Stock Car Pro Series na temporada 2024. O piloto da A.Mattheis Vogel confirmou a conquista na tarde deste domingo (15/12) de disputa da corrida principal válida pela Super Final BRB, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo. O paranaense precisava somente de um sétimo lugar, independente do resultado dos demais finalistas, para consolidar a conquista, foi além e cruzou a linha de chegada na terceira posição, atrás somente de Felipe Massa (TMG Racing) e de Guilherme Salas (KTF), o último piloto a vencer na “era Sedan” de carros da categoria.
Com 29 anos, nove meses e 25 dias, Casagrande é o mais jovem competidor da história a alcançar o feito de ser tricampeão da Stock Car. Paranaense de Francisco Beltrão, criado em Pato Branco e residente em Curitiba, Gabriel pavimentou sua campanha com desempenho, regularidade e uma arrancada de destaque no segundo semestre. Com o Chevrolet Cruze #83 preparado pelo time liderado por Mauro Vogel e Andreas Mattheis, Casagrande conquistou duas vitórias — em Goiânia e Buenos Aires —, seis pódios, uma pole e faturou uma vez o troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador de etapa.
Ao longo da sua carreira na Stock Car, iniciada em 2014, Gabriel já conquistou 12 vitórias, 45 pódios, nove poles e 12 voltas mais rápidas em 241 corridas disputadas. O piloto repetiu 2021 e 2023 e levantou novamente o Troféu dos Campeões.
Exausto e exultante, Casagrande pronunciou suas primeiras palavras como tricampeão. “Sou muito feliz e muito novo ainda, antes dos 30 anos e já conquistar o terceiro título. Sou muito feliz onde estou e só tenho de agradecer a todos os fãs, patrocinadores, amigos, família, todos os que participam disso, minha equipe e a Stock Car, que faz esse show acontecer”.
“Temos muito a mostrar. Esse ano foi muito competitivo, todos tiveram problemas, então nos desdobramos para chegar aos resultados. Agora sou o mais jovem tricampeão, empato com o Ângelo Giombelli como o paranaense com mais títulos, mas quero ultrapassá-lo e buscar mais no futuro. Podem esperar que o Gabriel vai ficar aqui por muitos e muitos anos, e sempre brigando lá na frente”, acrescentou.
2024 representou também a melhor campanha de Felipe Massa na Pro Series. Depois de uma forte reta final de temporada no ano passado, o ex-Fórmula 1 deu sequência à boa fase na abertura do campeonato que se encerrou neste domingo, marcou uma vitória — no Velocitta —, sete pódios e fechou sua campanha como vice-campeão.
Massa, aliás, foi um dos pilares da jornada da TMG Racing. O time sediado em Americana, interior de São Paulo, contou ainda com Rafael Suzuki, que inclusive chegou a liderar o campeonato, e colocou seus dois pilotos entre os finalistas de 2024. Thiago Meneghel subiu ao topo do pódio para comemorar o título de campeão por equipes na Stock Car.
A prova final de 2024 também marcou muitas despedidas. Daniel Serra e Ricardo Maurício, por exemplo, encerraram ciclo vitorioso com a Eurofarma RC, enquanto Felipe Fraga finalizou sua passagem pela Blau Motorsport. Gaetano Di Mauro deixa a Cavaleiro, onde faturou três vitórias neste ano que representa o fim de uma era. Os carros sedans que marcaram a história da Stock Car desde seu nascimento, em 1979, saem de cena e vão dar lugar aos novos “SUVs”, na esteira de uma revolução que promete ser um divisor de águas no automobilismo brasileiro a partir de 2025 e terá no grid Chevrolet, Toyota e Mitsubishi com seus modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente.
Como foi a corrida — Gabriel Casagrande largou na primeira fila com a necessidade de um sétimo lugar para conquistar o título. O paranaense abriu a prova logo atrás do pole Guilherme Salas e foi conservador ao evitar disputa com Julio Campos, que fez a ultrapassagem logo nos primeiros metros. Destaque para Rubens Barrichello, que escalou o pelotão com uma grande primeira volta e saiu de 20º para cruzar a linha de chegada em 13º.
O segundo pelotão teve Felipe Massa à frente em uma batalha com outros tantos finalistas: Felipe Baptista, Dudu Barrichello e Ricardo Zonta estavam logo atrás, e Arthur Leist e Rafael Suzuki entre eles, além de Cesar Ramos fechando o top-10.
A abertura da janela de pit-stops culminou com escapada de Julio Campos em razão de um pneu furado, o que praticamente decretou o fim das suas chances de título. Na sequência, Salas e Felipe Baptista foram aos boxes, enquanto Casagrande seguiu com estratégia diferente e ficou na pista por mais algumas voltas.
Casagrande voltou do seu pit-stop atrás de Massa e Felipe Baptista, que assumiu a segunda posição depois do fechamento da janela de paradas obrigatórias. Guilherme Salas retomou a liderança e partiu em definitivo para sua terceira vitória na Stock Car.
O top-5 nas voltas finais tinha Salas na frente, seguido por Felipe Baptista, Massa, Casagrande e Suzuki. Dudu Barrichello aparecia na sexta colocação, enquanto Zonta era o sétimo. Daniel Serra, Arthur Leist e Cesar Ramos permaneciam na relação dos dez primeiros.
Mas a reta final de prova e de campeonato reservou revés a Felipe Baptista, que perdeu performance e muitas posições. Em contrapartida, a prova viu a ascensão de Daniel Serra, com forte ritmo de corrida, assim como Dudu Barrichello e Ricardo Maurício, que entraram no grupo dos melhores colocados.
De ponta a ponta, Gui Salas fechou um grande fim de semana de pole position com vitória na corrida principal, em desfecho de temporada dos mais positivos. Felipe Massa concluiu sua melhor campanha na Stock Car com a segunda colocação. E Casagrande cruzou a linha de chegada em terceiro, resultado mais que suficiente para assegurar seu terceiro título na Stock Car.
Festa em Interlagos — Guilherme Salas venceu pela primeira vez em Interlagos e fechou com ‘chave de ouro’ a temporada ao mesmo tempo em que tem horizontes ainda indefinidos para 2025. “Primeiramente, quero agradecer a toda a equipe e a todos os mecânicos. Nosso carro estava ‘animal’. Consegui colocar um ritmo absurdo desde a primeira volta. Por enquanto, estou desempregado, mas espero estar aqui no ano que vem. Hoje é só comemorar”, disse o piloto natural de Jundiaí (SP).
Por sua vez, Felipe Massa comemorou a campanha construída ao longo do ano e creditou seu sucesso em 2024 ao trabalho feito pela TMG Racing.
“Muita alegria pelo trabalho que fizemos na pista neste fim de semana e neste ano. Foi impecável, melhoramos muito, fui Man of the Race em três corridas, e Interlagos é sempre especial. Feliz com a torcida de todo mundo que trabalhou aqui e lutou por esse resultado. Foi uma temporada incrível, sensacional, onde o trabalho foi muito bem feito. Quando temos um trabalho bom, conseguimos fazer um trabalho bem feito, independente da categoria”, afirmou o novo vice-campeão.
Em razão do recurso que tramita no Superior Tribunal de Justiça Desportiva relativo à punição com desclassificação aos carros da TMG Racing (Felipe Massa e Rafael Suzuki) e Crown Racing (Felipe Baptista e Enzo Elias) na etapa do Velopark, a pontuação final do campeonato permanece sub judice.
A “era SUV” que vai marcar a revolução da Stock Car começa com a temporada 2025, com início agendado para os dias 3 e 4 de maio.
Stock Car Pro Series, temporada 2024Etapa 12, Super Final BRB, InterlagosCorrida 2, resultado final 1º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 31 voltas em 52min37s591 2º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s074 3º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 4s570 4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 11s475 5º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 13s690 6º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s972 7º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 17s166 8º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 18s038 9º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 18s162 10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 18s280 11º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 20s556 12º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 23s840 13º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 24s069 14º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 27s991 15º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 28s131 16º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 33s091 17º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 36s671 18º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 37s341 19º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 37s707 20º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 43s942 21º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 45s297 22º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 51s169 23º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 53s193 24º – Bruna Tomaselli (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 1min11s076 25º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1 volta 26º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 7 voltas 27º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 8 voltas
Não completaramWitold Ramasauskas (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 13 voltas Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 21 voltas
Classificação do campeonato*Campeonato de pilotos 1º – Gabriel Casagrande, 926 pontos 2º – Felipe Massa, 885 3º – Dudu Barrichello, 868 4º – Ricardo Zonta, 864 5º – Julio Campos, 835 6º – Felipe Baptista, 806 7º – Rafael Suzuki, 790 8º – Daniel Serra, 779 9º – Bruno Baptista, 767 10º – Thiago Camilo, 710 11º – Enzo Elias, 692 12º – Ricardo Maurício, 687 13º – Felipe Fraga, 685 14º – Rubens Barrichello, 645 15º – Lucas Foresti, 612 16º- Gaetano Di Mauro, 611 17º – Cesar Ramos, 605 18º – Arthur Leist, 604 19º – Nelson Piquet Jr., 591 20º – Guilherme Salas, 585 21º – Zezinho Muggiati, 472 22º – Átila Abreu, 471 23º – Cacá Bueno, 429 24º – Gianluca Petecof, 415 25º – Vitor Baptista, 391 26º – Allam Khodair, 349 27º – Lucas Kohl, 208 28º – Marcos Gomes, 174 29º – Gabriel Robe, 93 30º – Bruna Tomaselli, 21 31º – Luan Lopes, 16 32º – Raphael Teixeira, 7 33º – Witold Ramasauskas, 3
Campeonato por equipes 1º – TMG Racing, 1641 pontos 2º – RCM Motorsport, 1588 3º – A.Mattheis Vogel, 1530 4º – Mobil Ale Full Time, 1498 5º – Eurofarma RC, 1454 6º – Crown Racing, 1453 7º – Pole Motorsport, 1297 8º – Ipiranga Racing, 1293 9º – Cavaleiro Sports, 1180 10º – Blau Motorsport, 1013 11º – Full Time Sports, 987 12º – KTF Racing, 951 13º – KTF Sports, 710 14º – WOKIN Garra Racing, 304 *pontuação extraoficial
Todos os campeões da Stock Car na “era Sedan” 1979 – Paulo Gomes 1980 – Ingo Hoffmann 1981 – Affonso Giaffone Júnior 1982 – Alencar Junior 1983 – Paulo Gomes 1984 – Paulo Gomes 1985 – Ingo Hoffmann 1986 – Marcos Gracia 1987 – Zeca Giaffone 1988 – Fábio Sotto Mayor 1989 – Ingo Hoffmann 1990 – Ingo Hoffmann 1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli 1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli 1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli 1994 – Ingo Hoffmann 1995 – Paulo Gomes 1996 – Ingo Hoffmann 1997 – Ingo Hoffmann 1998 – Ingo Hoffmann 1999 – Chico Serra 2000 – Chico Serra 2001 – Chico Serra 2002 – Ingo Hoffmann 2003 – David Muffato 2004 – Giuliano Losacco 2005 – Giuliano Losacco 2006 – Cacá Bueno 2007 – Cacá Bueno 2008 – Ricardo Maurício 2009 – Cacá Bueno 2010 – Max Wilson 2011 – Cacá Bueno 2012 – Cacá Bueno 2013 – Ricardo Maurício 2014 – Rubens Barrichello 2015 – Marcos Gomes 2016 – Felipe Fraga 2017 – Daniel Serra 2018 – Daniel Serra 2019 – Daniel Serra 2020 – Ricardo Maurício 2021 – Gabriel Casagrande 2022 – Rubens Barrichello 2023 – Gabriel Casagrande 2024 – Gabriel Casagrande





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