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Kiko Porto enfrenta situação inusitada na Lamborghini Super Trofeo em Watkins Glen

Kiko Porto

O piloto brasileiro Kiko Porto viveu um fim de semana de altos e baixos na terceira etapa da Lamborghini Super Trofeo North America. A disputa ocorreu na sexta-feira (20) e sábado (21) no circuito de Watkins Glen, no estado de Nova Iorque. Kiko, que atualmente lidera a VP Racing SportsCar Challenge, retornou à competição em parceria com outro brasileiro, Werner Neugebauer, e eles pilotaram pela Rafa Racing Team.

Divisão de Responsabilidades e Estratégia da Equipe

Junto com Neugebauer, Porto dividiu as responsabilidades do volante do carro número 68 ao longo das duas corridas da etapa. A equipe dos brasileiros, portanto, distribuiu as responsabilidades entre os dois pilotos, com cada um assumindo diferentes momentos das disputas na categoria Pro.

Classificatórias: Desempenho Variado

Durante a primeira sessão de classificação, Neugebauer buscou a melhor posição de largada possível para a corrida inicial. O piloto marcou o nono tempo entre os competidores da categoria Pro e o décimo oitavo na classificação geral, estabelecendo assim o ponto de partida para a primeira prova do fim de semana.

Na sequência, na segunda classificatória, Kiko Porto mostrou seu talento na pista norte-americana. O brasileiro demonstrou grande velocidade e precisão, conquistando o quarto melhor tempo tanto na categoria Pro quanto na classificação geral, garantindo assim uma boa posição para a largada da segunda corrida.

Corrida 1: Recuperação Notável

A primeira corrida, na sexta-feira (20), trouxe desafios significativos para a dupla brasileira. Werner Neugebauer enfrentou dificuldades para encontrar o ritmo ideal em meio ao tráfego intenso de carros de diferentes categorias, mantendo a nona posição até a abertura da janela para a troca de pilotos. Posteriormente, Kiko Porto assumiu o comando nos últimos 23 minutos de prova e, com sua experiência e determinação, conseguiu uma excelente recuperação que levou o carro 68 até a sétima colocação final.

“No 1, Werner fez, e um concorrente mais lento o atrapalhou na volta boa do pneu. Começamos a corrida em 18º, mas recuperamos muito bem e terminamos em 7º lugar. Além disso, no da corrida 2, conquistamos uma boa posição de largada, em 4º”, explicou Kiko.

Corrida 2: Frustração e Erro da Direção de Prova

No entanto, no sábado (21), a segunda corrida reservou frustrações inesperadas para a equipe. Largando em quarto lugar, Porto rapidamente ganhou uma posição e assumiu o terceiro posto, colocando-se em posição de brigar pelo pódio na categoria Pro. Contudo, a direção de prova aplicou uma penalidade de por suposta queima de largada. Essa decisão jogou o carro dos brasileiros para as últimas posições do grid.

Quando Werner Neugebauer assumiu o volante após a penalização, restava pouco tempo e pouca oportunidade para recuperar as posições perdidas. A frustração da dupla só aumentou quando, após o fim da prova, eles descobriram que a direção de prova cometeu um erro grave: a penalização era para o carro número 86 e não para o 68 da equipe de Porto e Neugebauer.

“Foi um fim de semana difícil, tivemos um bom ritmo durante os treinos. A corrida 2 foi mais frustrante. Eu já estava em 3ª posição, brigando pelo pódio na categoria Pro. Foi nesse momento que anunciaram que eu havia levado um por queima de largada. No final, descobrimos que a queima de largada foi para outro carro, não para a gente. Isso acabou com nossa corrida e não saiu como queríamos. Mas, de qualquer forma, vamos para a próxima”, declarou Kiko Porto após a corrida, ainda sem acreditar.

Próximos Desafios: Foco na Liderança

Agora, o piloto pernambucano volta suas atenções para a IMSA – VP Racing SportsCar Challenge, competição na qual ele lidera a temporada 2025 na categoria GSX. Entre os dias 11 e 13 de julho, Porto enfrentará a quarta etapa da temporada no Canadian Tire Motorsport Park, em Ontário, no Canadá, onde buscará manter sua posição de liderança no campeonato.

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