Mate EXCLUSIVO: Carlos está pronto, mas Liam devia substituir Perez imediatamente
- Eletric Morumbi
- 9 de jul. de 2024
- 4 min de leitura

Liam Lawson
Por; Adauto Silva
Consegui um papo rápido com o Mate hoje completamente inesperado! Começamos falando de Liam Lawson, que está hoje em Silverstone para um dia de filmagens em nome dos Touros, enquanto pipocam as dúvidas sobre o futuro de Sergio Perez e Daniel Ricciardo.
O neozelandês está sentado no RB20 de Max Verstappen. Lawson pode andar no RB20 até 200 quilômetros – cerca de 33 voltas em toda a pista de Silverstone, a mesma que foi usada no GP do último domingo. Ele também pilotará o AlphaTauri de 2022 no final do mês.
O resultado? Ninguém sabe, nem o Mate, apesar de muita especulação, uma vez que as situações de Sergio Perez e Daniel Ricciardo parecem terríveis no momento.
– Mate, porque ele vai andar nos dois carros ?? – Porque atualmente são dois carros muito diferentes, Adawtow. Eles querem ver em qual ele se adapta melhor – Mas o Perez acabou de renovar por dois anos !! – E? – Hahahahahaha !! (ambos) – O que você, Mate, acha? – Eu o colocaria no lugar do Perez imediatamente em Budapeste. Ele não precisa ser testado mais, já provou que é rápido, inteligente e autoconfiante. É o nosso segundo piloto mais completo dos quatro da F1. – O Perez já era ?? – Na minha opinião sim. Ele perdeu totalmente sua autoconfiança e agora parece um gatinho assustado num canto qualquer. – Mas e o Tsunoda ?? – Yuky é rápido e técnico também, está ali com o Liam nesses aspectos. Mas não está forte mentalmente para aguentar o rojão daqui. Ele precisaria de um apoio que sei que não terá sendo companheiro do Max. O pirata e o Chris não morrem de amores por ele. Já foi pior, mas ainda não rola. – O Lawson estaria pronto? – Não tenho certeza absoluta, mas ele tem a mentalidade ocidental, é bem maduro para a idade e tem personalidade. – E o Sainz ?? – Esse sim está pronto. Mas ia depender também do tratamento que recebesse aqui. Precisaria de algum apoio como qualquer outro piloto de ponta. O Carlos gosta de falar muito com os engenheiros, estudaria minuciosamente e compreenderia sua própria telemetria e a do Max, ia querer mudar detalhes do carro e provavelmente fazer seu próprio acerto. – Mas isso é ótimo, não é ?? – Aqui não funciona assim e você sabe disso. O carro é o que é e eles dificilmente mudam qualquer coisa por causa do piloto. O pessoal diz que é assim desde antes de eu chegar aqui. – Com o Max também é assim ?? – Bem, ele adquiriu uma força tremenda aqui por causa dos resultados, então com ele o pessoal meio que pisa em ovos. É até meio normal, né… E ele se adapta muito rapidamente a qualquer mudança no carro. Então, se ele vira tempo com o que a engenharia diz que é melhor, o outro piloto tem que virar também. – Mas o carro não é mais dominante desde o GP de Miami !! – Não, não é. Mais ainda é muito competitivo e às vezes o melhor nas mãos do Max. – Muita coincidência isso ter acontecido depois que o Mago não faz mais nada por aí. – Também acho. Tem sido extremamente difícil acertar o carro, principalmente quando colocamos algo novo nele. – Cacete Mate, o Sainz é bom justamente nisso !! – Bem, eu nunca trabalhei direto com ele, mas é o que o pessoal da McLaren e da Ferrari diz. Não que ele seja bom nisso, dizem que é o melhor. – Então eu não entendo. O cara dando sopa aí no mercado e é justamente o que vocês precisam !! – A filosofia de trabalho aqui é diferente como te falei muitas vezes e hoje também. Mas com a saída do Mago isso vai acabar mudando uma hora ou outra. Ainda mais com o carro não sendo mais dominante. Mas não vai dar tempo de contratar o Carlos antes que isso aconteça. E tem mais, ele não está “sobrando” no mercado. Tem inúmeras equipes que fizeram proposta e estão esperando a decisão dele, você sabe disso. – Inclusive os Prateados ?? – Inclusive – Então porque você acha que ele não aceitou a proposta deles ainda ?? – Eu não conheço a proposta e ele não pode falar absolutamente nada, senão eles a retiram – Bom, eu publiquei isso no começo do ano – Continua igual – Bem, voltando ao Lawson, pelo o que você disse ele também pode criar alguns “problemas” aí na Red Bull… – Pode, por isso essa hesitação em efetivá-lo como titular. Mas ele é jovem e deve tudo à equipe, então é muito mais fácil controla-lo do que o Carlos. Carlos é um piloto de ponta consagrado, tem muita personalidade e não depende da nossa equipe para continuar sua ótima carreira, apesar de obviamente ele querer muito vir para cá. – É uma pena... – Quem sabe em 2026… – Hã, o que ???? – Esquece o que acabei de falar, Adawtow…. – Mas posso publicar isso ?? – Pode, ninguém vai entender nada mesmo… – Eu já acabei de formular uma teoria !! – Vamos deixar os seus “Mates” pensarem… Abração, meu amigo! – Abração !! “Meus Mates” aqui chamo de “confrades” – Hehehe… impossível eu lembrar dessa palavra daqui 15 minutos! Fui! – Valeu, obrigado pelo papo sem combinarmos antes! – Sem problemas! Lembranças para a patroa e os filhos!
Adauto SilvaLeia e comente outras colunas do Adauto Silva





Comentários