McLaren exige que a FIA “faça melhor” após punição de Norris
- Eletric Morumbi
- 1 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Andrea Stella
Andrea Stella, chefe da McLaren, exigiu que a FIA “faça melhor” após a punição “peculiar” de Lando Norris no GP do Catar.
Norris estava em segundo durante a maior parte da corrida em Lusail antes de tomar um stop-and-go de 10 segundos na volta 44.
O piloto da McLaren recebeu uma penalização pesada por não reduzir a velocidade sob bandeira amarela, que foi necessária devido a um retrovisor caído na reta principal.
Ele voltou em último após cumprir a punição, mas se recuperou e marcou dois pontos para a equipe com o 10º lugar e a volta mais rápida.
Stella reconheceu que os dados mostraram que Norris não diminuiu o ritmo.
“Nós verificamos os dados”, disse ele à Sky Sports F1. “Efetivamente, Lando manteve o pé embaixo. Temos de dizer que a bandeira amarela apareceu assim que Lando entrou no setor, mas a exigência é bem clara”.
“Você tem de reduzir a velocidade, e é responsabilidade do piloto reconhecer que você está em um setor amarelo e precisa tirar o pé”.
Apesar de Stella aceitar que Norris merecia uma punição, ele discorda da severidade.
Ele pediu que a federação pare de aplicar penalizações apenas com base nas regras e determine a gravidade da infração com base no incidente real.
“Acho bem peculiar que a bandeira amarela tenha sido acionada e depois removida, mas na verdade, a situação naquele setor era a mesma”, explicou Stella.
“Havia detritos na pista, mas às vezes merecia uma bandeira amarela, e alguns segundos depois não merecia, o que é simplesmente lamentável”.
“Então, acho que nós perdemos qualquer senso de proporção e especificidade na aplicação da punição. Podemos olhar especificamente a infração, o nível de perigo associado à situação”.
“De fato, a bandeira amarela foi removida, portanto julgue usando elementos desse tipo, proporção e especificidade, ao invés de dar uma olhada em qualquer de livro de regras, provavelmente cheio de poeira em cima dele, e aplicá-la sem qualquer senso de abordagem crítica”.
“Desse ponto de vista, acho que há uma oportunidade de fazer melhor por parte da FIA”.





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