top of page

Norris vence o GP da Inglaterra e Hulkenberg conquista primeiro pódio

Lando Norris

Lando Norris conquistou sua primeira vitória consecutiva na Fórmula 1 no chuvoso e caótico Grande Prêmio da Inglaterra.

O britânico havia vencido o GP da Áustria no fim de semana passado e voltou ao degrau mais alto do pódio em Silverstone.

Norris foi ajudado por uma penalização de 10 segundos para o companheiro de equipe Oscar Piastri por frear forte atrás do safety car em condições de chuva.

Aparentemente sem enxergar devido ao spray, o segundo colocado Max Verstappen passou disparado.

Apesar de um pedido para sua equipe inverter as posições no final após cumprir sua punição, suas palavras foram ignoradas, confirmando o triunfo de Norris – que reduziu a diferença em relação ao seu rival no campeonato para oito pontos.

Atrás da dupla da McLaren, Nico Hulkenberg garantiu o primeiro pódio de sua carreira em sua 238ª largada depois de largar em 19º. Também foi o primeiro pódio da Sauber em 13 anos.

Lewis Hamilton ficou em quarto, encerrando sua sequência de 12 pódios consecutivos no GP da Inglaterra, seguido por Verstappen em quinto. O piloto da Red Bull se recuperou de uma rodada que lhe custou oito posições no início.

Começo caótico em condições traiçoeiras

Apesar da chuva forte durante a manhã e o começo da tarde, partes do circuito já estavam secas quando a corrida começou.

Todos os carros estavam com pneus intermediários na volta de formação, mas George Russell, Charles Leclerc, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto e Oliver Bearman entraram nos boxes para colocar slicks.

Na largada, Liam Lawson foi a primeira vítima após ser atingido por Esteban Ocon. O piloto da Racing Bulls saiu da pista com um pneu furado e danos no assoalho.

Isso provocou um safety car virtual para retirar o carro de Lawson, durante o qual Franco Colapinto abandonou porque seu carro ficou preso na segunda marcha.

Algumas voltas depois, Bortoleto se tornou o terceiro a abandonar quando saiu da pista e bateu em uma barreira depois de passar por uma área úmida com seus pneus médios.

Embora ele tenha conseguido voltar ao circuito, danos graves na asa traseira fizeram sua equipe ordenar que ele parasse, acionando um segundo VSC.

Depois que Piastri ultrapassou Verstappen na oitava volta para assumir a liderança, o holandês perdeu o segundo lugar para Norris após escapar na volta 11 com pneus intermediários desgastados quando a chuva recomeçou.

No final da 11ª volta, quase todo o pelotão entrou para trocar os intermediários, durante os quais uma parada lenta de Norris permitiu que Verstappen recuperasse a segunda posição.

Chuva forte e safety car

Com a chuva se intensificando, o diretor de prova Rui Marques chamou o safety car na volta 14.

Assim que a corrida recomeçou na volta 18, o safety car entrou novamente após Hadjar colidir com a traseira de Kimi Antonelli. O francês bateu violentamente em uma barreira.

Hadjar será investigado por causar uma colisão, enquanto Antonelli precisou fazer uma terceira parada.

Sob o safety car, o líder Piastri freou bruscamente em determinado momento, forçando Verstappen a ultrapassá-lo, o que provocou uma reclamação severa do holandês.

Uma rápida investigação dos comissários levou à sua punição, entregando a liderança a Norris.

Quando o safety car saiu na volta 21, Verstappen escorregou na pista molhada e conseguiu evitar uma batida, mas caiu de segundo para 10º.

Os comissários então aplicaram uma penalização de 10 segundos a Yuki Tsunoda por causar uma colisão com Bearman na volta 22.

Depois de perder uma colocação para Russell, Hamilton logo recuperou o sexto lugar antes de ultrapassar Pierre Gasly na volta 30 para ficar em quinto.

Na volta 35, Hulkenberg subiu para terceiro ao ultrapassar Lance Stroll. Na mesma volta, Hamilton também tomou o quarto lugar do piloto da Aston Martin.

Pista secando no final

Fernando Alonso e Russell foram os primeiros a arriscar os slicks, e para o britânico, a situação foi desastrosa. Ele sofreu uma rodada de 720 graus, deixando claro que a troca foi prematura.

Algumas voltas depois, com a pista secando e Hamilton não conseguindo se aproximar de Hulkenberg, ele parou para colocar slicks. Hulkenberg entrou na passagem seguinte.

Piastri cumpriu sua punição de 10 segundos após 43 voltas, com Norris parando uma volta depois. Piastri sugeriu pelo rádio que a McLaren trocasse de posição se achasse a punição injusta, mas foi informado que não haveria ordens de equipe.

Nas voltas finais, o drama diminuiu. Hulkenberg manteve uma vantagem de cinco segundos sobre Hamilton, enquanto Gasly, Stroll, Alex Albon, Alonso e Russell completaram o top 10.

Classificação da prova:

Pos.

Piloto

Equipe

Voltas

Tempo/dif.

1

Lando Norris

McLaren

52

1:37:15.735

2

Oscar Piastri

McLaren

52

+6.812s

3

Nico Hulkenberg

Sauber

52

+34.742s

4

Lewis Hamilton

Ferrari

52

+39.812s

5

Max Verstappen

Red Bull

52

+56.781s

6

Pierre Gasly

Alpine

52

+59.857s

7

Lance Stroll

Aston Martin

52

+60.603s

8

Alexander Albon

Williams

52

+64.135s

9

Fernando Alonso

Aston Martin

52

+65.858s

10

George Russell

Mercedes

52

+70.674s

11

Oliver Bearman

Haas

52

+72.095s

12

Carlos Sainz

Williams

52

+76.592s

13

Esteban Ocon

Haas

52

+77.301s

14

Charles Leclerc

Ferrari

52

+84.477s

15

Yuki Tsunoda

Red Bull

51

1 volta

16

Kimi Antonelli

Mercedes

23

abandono

17

Isack Hadjar

Racing Bulls

17

abandono

18

Gabriel Bortoleto

Sauber

3

abandono

19

Liam Lawson

Racing Bulls

0

abandono

20

Franco Colapinto

Alpine

0

não largou

Comentários


CRIADO POR ELETRIC EVENTOS

bottom of page