top of page

Stock Car – Gabriel Casagrande vence na última volta em Buenos Aires

Gabriel Casagrande

A Stock Car Pro Series não se cansa de surpreender. A corrida principal da nona etapa da temporada 2024, disputada no começo da tarde deste domingo (6/10), parecia tranquila e destinada a ter Thiago Camilo no topo do pódio, mas tudo mudou em Buenos Aires nas voltas finais. Com atuação de bicampeão, Gabriel Casagrande reduziu de forma substancial a vantagem do maior vencedor em atividade na categoria e acionou o push-to-pass para efetuar a ultrapassagem na abertura do último giro, assumir a liderança e partir para um triunfo muito importante para o campeonato.

A vitória do paranaense da A.Mattheis Vogel mantém uma interessante escrita da Stock Car em Buenos Aires. Desde o início da sua trajetória na capital argentina, somente campeões subiram ao topo do pódio no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, o que foi mantido depois dos triunfos de Daniel Serra (Eurofarma RC) no sábado e de Casagrande neste domingo. O paranaense agora é o primeiro piloto a triunfar duas vezes na Stock Car em Buenos Aires.

Camilo cruzou a linha de chegada na segunda colocação, a 1s007 de Gabriel, enquanto Felipe Massa (TMG Racing) marcou um resultado crucial para a temporada. Com dois terceiros lugares no fim de semana, o ex-Fórmula 1 fez 115 pontos, fechou a etapa com o troféu Vivo Man of the Race como maior pontuador e voltou à liderança do campeonato.

Bruno Baptista (RCM Motorsport) terminou na quarta colocação, seguido por Ricardo Maurício (Eurofarma RC). Felipe Fraga (Blau Motorsport) cruzou a linha de chegada em sexto, à frente de Cesar Ramos (Ipiranga Racing). Enzo Elias (Crown Racing) foi o oitavo após ter largado em 14º, enquanto Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports) escalou o pelotão depois de iniciar a prova em 21º para finalizar em nono, superando Ricardo Zonta (RCM), que fechou o top-10.

Decisão na volta final — Com Rafael Suzuki na pole position, a Stock Car partiu para fechar a nona etapa do campeonato com uma primeira volta limpa e sem incidentes. Em contrapartida, o vencedor de sábado, Daniel Serra, ficou pelo caminho após seu carro apresentar problemas.

Quem também enfrentou duro revés no princípio de corrida foi Suzuki, que caiu para o fim do grid depois de enfrentar problemas. Thiago Camilo assumiu a liderança, seguido por Gabriel Casagrande e Bruno Baptista, com Felipe Massa e Ricardo Maurício fechando o top-5.

Camilo foi o primeiro entre os líderes a ir para os boxes fazer o pit-stop obrigatório, com troca de dois pneus. Casagrande aproveitou a pista limpa, acelerou e partiu para realizar sua parada na volta seguinte (8) e tentar o ‘undercut’. Mas Thiago voltou à frente do bicampeão e retomou a ponta depois que todos os demais fizeram os respectivos pit-stops.

A ordem dos cinco primeiros tinha Camilo na frente, seguido por Casagrande e Felipe Massa. Bruno Baptista era o quarto colocado e Ricardo Maurício manteve o quinto posto, enquanto Felipe Fraga aparecia em sexto depois da janela de pit-stops. Casagrande tentava se aproximar do líder, mas Thiago também fazia prova de alta intensidade e neutralizava qualquer ameaça.

Só que o jogo virou demais nas voltas finais. Em momento algum, Casagrande desistiu de lutar pela vitória e tratou de acelerar e impor seu ritmo para se aproximar de Camilo. O bicampeão encurtou muito a vantagem e assumiu a dianteira na hora exata e no momento decisivo: na abertura do último giro. Com o acionamento do push-to-pass, o bicampeão deixou Thiago para trás e arrancou para uma vitória fundamental para suas pretensões de título em 2024.

A festa do pódio — Gabriel Casagrande destacou o trabalho da A.Mattheis Vogel como fundamental na gestão do push-to-pass, fator que tornou-se determinante para conduzi-lo à vitória em Buenos Aires neste domingo.

“A corrida só acaba quando termina [risos]. Foi uma prova muito legal de dentro do carro também. Sabia que tinha um bom carro. O sábado foi aquela loucura, e o que conseguimos fazer de ontem para hoje fez com que ele ficasse ainda mais na minha mão. E a equipe me ajudou muito com a gestão do botão de ultrapassagem. Se acionasse o push no mesmo momento que o Thiago jamais o ultrapassaria. Então tentei fazer algo diferente e, com a ajuda da equipe, conseguimos saber quando ele teria ou não o botão de ultrapassagem, e aí conseguimos vencer mais uma vez”, comemorou o nome do dia na Argentina.

Thiago Camilo lamentou por ter perdido por muito pouco o que seria sua vitória 41 na Stock Car, mas por outro lado enfatizou a melhora de performance nas últimas provas e mostrou confiança em fazer um forte final de temporada.

“Fica um gostinho amargo, né? Mas posso dizer que em todos meus anos na Stock Car já ganhei corrida na última volta, e vai acontecer de perder também. Hoje estava fazendo uma análise, de dentro do carro, de quando usava meus botões de ultrapassagem e o Gabriel ali, economizando, e mesmo assim ele conseguia manter uma diferença. Estava preparado para tentar segurar nesse finalzinho de corrida, mas infelizmente faltou uma volta, faltou um push. Fiz o que deu ali no final e acho que foi um grande resultado. De BH para cá voltamos a ser competitivos, então é um resultado que precisa ser comemorado. Parabéns para o Gabriel, que venceu a corrida, e vamos buscar mais resultados nessas últimas corridas que restam”, declarou.

E Felipe Massa completou o pódio também muito satisfeito com o fim de semana que conseguiu construir na capital argentina. “Foi um resultado maravilhoso para a gente. Fizemos um trabalho excepcional em equipe, e todas as oportunidades vieram para a gente tanto ontem como hoje, seja na estratégia de boxes e com um ritmo rápido do carro. Um grande beijo a todos os irmãos argentinos que estão aqui, lotando o autódromo. Eles têm um amor pelo automobilismo e é um exemplo para muitos países”.

Massa volta à liderança — Com o término da etapa argentina do calendário, Felipe Massa passou o xará Felipe Baptista em 12 pontos e está de volta ao topo da tabela do campeonato, agora com 696 tentos. Bruno Baptista, sempre entre os primeiros colocados desde as primeiras etapas, completa o top-3, com 661, somando cinco a mais que o vencedor do dia, Gabriel Casagrande, agora o quarto colocado na temporada, enquanto Ricardo Zonta vai permanecendo entre os ponteiros, mantendo sua posição na relação dos cinco melhores, com 653.

Julio Campos está agora em sexto, com 637 pontos, seguido por Dudu Barrichello, que caiu do segundo para o sétimo lugar na tabela, agora com 621 tentos. Daniel Serra é o oitavo, com 560, enquanto Suzuki tem 543 e é o nono. A décima colocação é de Enzo Elias, com 539.

Depois da jornada argentina em Buenos Aires com o Festival Sul-Americano de Velocidade, a Stock Car Pro Series permanece fora do Brasil neste mês de outubro e agora se prepara para desbravar nova fronteira: a categoria vai estrear no Uruguai com a décima etapa da temporada 2024, no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, entre os dias 24 e 26.

Stock Car Pro Series, temporada 2024Etapa 9, Buenos AiresCorrida principal (domingo), resultado final 1º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 32 voltas em 41min38s842 2º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 1s007 3º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 4s436 4º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 7s200 5º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 7s941 6º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 13s383 7º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 17s609 8º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 18s110 9º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 19s629 10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 21s340 11º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 24s769 12º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 26s006 13º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 26s637 14º – Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 28s785 15º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 33s941 16º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 37s375 17º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 38s916 18º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 41s210 19º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 46s444 20º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 48s605 21º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1min02s477 22º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1min02s813 23º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 1min09s965 24º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 2 voltas 25º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 6 voltas Volta mais rápida: Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min15s753 (volta 10)

Não completaram Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 22 voltas Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 26 voltas

Classificação do campeonato após nove etapas* 1º – Felipe Massa, 696 pontos 2º – Felipe Baptista, 684 3º – Bruno Baptista, 661 4º – Gabriel Casagrande, 656 5º – Ricardo Zonta, 653 6º – Julio Campos, 637 7º – Dudu Barrichello, 621 8º – Daniel Serra, 560 9º – Rafael Suzuki, 543 10º – Enzo Elias, 539 11º – Rubens Barrichello, 529 12º – Thiago Camilo, 527 13º – Ricardo Maurício, 513 14º – Felipe Fraga, 494 15º – Cesar Ramos, 477 16º – Nelson Piquet Jr., 433 17º – Gaetano Di Mauro, 429 18º – Arthur Leist, 415 19º – Lucas Foresti, 407 20º – Átila Abreu, 402 21º – Guilherme Salas, 389 22º – Cacá Bueno, 332 23º – Gianluca Petecof, 322 24º – Zezinho Muggiati, 308 25º – Vitor Baptista, 299 26º – Allam Khodair, 281 27º – Lucas Kohl, 165 28º – Marcos Gomes, 142 29º – Gabriel Robe, 93 30º – Luan Lopes, 16 31º – Raphael Teixeira, 7 *pontuação extraoficial

Comentários


CRIADO POR ELETRIC EVENTOS

bottom of page