Verstappen critica acerto da Red Bull após classificação “estranha”
- Eletric Morumbi
- 26 de jul.
- 2 min de leitura

Max Verstappen
Max Verstappen pediu que a Red Bull revise o acerto aerodinâmico adotado para a classificação do Grande Prêmio da Bélgica.
Segundo ele, a opção por um pacote de maior downforce comprometeu seriamente o desempenho do RB21. Como consequência direta, o holandês ficou apenas com a quarta posição no grid, atrás das duas McLarens e de Charles Leclerc.
Red Bull optou por mudança preventiva
A decisão da equipe foi tomada com base na previsão de fortes chuvas para a corrida. Por isso, após utilizar uma asa traseira fina nas sessões de sprint, a Red Bull instalou um componente com mais carga aerodinâmica no carro de Verstappen.
No entanto, o resultado foi decepcionante. O carro perdeu velocidade nas retas e não ganhou estabilidade suficiente nas curvas. Assim, o equilíbrio esperado simplesmente não apareceu.
“Eu esperava que isso melhorasse a sensação ao volante, mesmo que o carro ficasse com um pouco mais de arrasto”, explicou Verstappen à Sky F1. “Porém, não melhorou. Só aumentou o arrasto com um equilíbrio ruim. Foi tudo bem estranho. Então, é algo que precisamos analisar com atenção”.
Sensação ruim afetou toda a sessão
Além disso, Verstappen destacou que, durante toda a classificação, sentiu-se limitado. Ele não conseguiu pilotar no limite, principalmente nas curvas de alta velocidade – algo essencial no circuito de Spa-Francorchamps.
“Senti que não dava para forçar. E aqui, você precisa ter confiança na entrada das curvas”, comentou. “Você quer que o carro vire rápido, mas eu simplesmente não conseguia fazer isso”.
Decisão influenciada por erro anterior
A mudança de acerto foi, em parte, motivada pelo que aconteceu em Silverstone. Naquela ocasião, a Red Bull foi pega de surpresa pela chuva, o que fez Verstappen cair da pole position para a 10ª colocação.
Por isso, a equipe decidiu ser conservadora em Spa – embora o tiro tenha saído pela culatra.
Chuva continua sendo fator imprevisível
Apesar do resultado abaixo do esperado na classificação, Verstappen não descarta a possibilidade de brigar na corrida. Contudo, ele ressaltou que tudo vai depender da quantidade de chuva no domingo.
“Quando chove aqui em Spa, tudo fica imprevisível”, afirmou o holandês. “Ainda precisamos ver quanto vai chover. Claro que o ideal seria estar pelo menos em terceiro. Porém, lutar com as McLarens vai ser bem difícil. Mas, como sempre, tudo pode acontecer”.






Comentários