top of page

Entenda a saga do assoalho flexível na Fórmula 1 (vídeo)

Assoalho F1 2022

Abaixo você vai assistir um vídeo que explica perfeitamente o caso do assoalho flexível e as medições que serão feitas teoricamente a partir do GP da Bélgica.

Você vai ver que na verdade não houve mudança de regra. O que houve é que a FIA vai passar a medir a flexibilidade da prancha abaixo do assoalho como ela sempre deveria ter medido, mas não o fazia porque não havia necessidade, já que os carros, até o ano passado, tinham um certo rake (dianteira mais baixa que a traseira) e portanto a parte de trás da prancha nunca encostava no solo.

Por isso a FIA media o desgaste da prancha dos carros somente na parte dianteira.

Agora, com o efeito-solo, a parte de trás da prancha raspa bastante no solo e se ela flexionar mais de 2 milímetros ela passa a funcionar como um “travesseiro aerodinâmico” proporcionando mais downforce, menos arrasto e menos desgaste de pneus.

Então algumas equipes – não identificadas ainda – passaram a flexionar essa parte de trás da prancha aproveitando que a FIA não fazia as medições que devia fazer.

Agora que o “truque” foi exposto pela FIA é bem fácil qualquer equipe fazê-lo, por isso ou a FIA não faz nada e todos passam a usá-lo, ou a FIA começa a fazer todas as medições.

E, de acordo com as últimas informações, a FIA vai começar a fazer as medições a partir do GP da Bélgica, e não da França como está no vídeo.

O vídeo está em inglês, portanto faça o seguinte:

1. Clique no quadrado com uma tarja vermelha na parte inferior direita do vídeo. 2. Pause o vídeo assim que ele começar 3. Clique na catraca ao lado daquele quadrado que você clicou antes 4. Clique em Legendas/CC (2) 5. Clique em Traduzir automaticamente 6. Escolha Português 7. Clique na seta para dar o play

Comentários


CRIADO POR ELETRIC EVENTOS

bottom of page